Profissionais de enfermagem têm direito a meia-entrada em eventos
A Lei nº 18.867/2025 permite que enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiros adquiram ingressos pela metade do preço, mediante apresentação da carteira profissional emitida pelo Coren-PE. A proposta, do deputado Gilmar Júnior (PV), busca valorizar a carreira e promover maior acesso à cultura e ao lazer, contribuindo para uma relação de trabalho mais humanizada, conforme o parlamentar.
A meia-entrada em atividades culturais e esportivas no Brasil é pauta histórica da luta dos movimentos estudantis. Na legislação federal, esse direito é garantido desde 2013 para estudantes, idosos e pessoas com deficiência, além de jovens entre 15 a 29 anos que comprovem baixa renda familiar.
Neste ano, em Pernambuco, uma nova categoria passou a ser contemplada por esse direito: os profissionais de enfermagem. A Lei nº 18.867/2025 determina que enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiros possam adquirir ingressos pela metade do valor. Para isso, basta apresentar a carteira de identidade profissional, emitida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), no ato da compra.
A norma foi proposta pelo deputado Gilmar Júnior (PV) com o intuito de valorizar a carreira e a cultura local. “Permitir que esses profissionais tenham acesso facilitado a eventos esportivos, artísticos, culturais, de lazer e de entretenimento pode se converter em um atendimento mais humanizado”, afirma o autor na justificativa.
A enfermeira Monique Baltar vê mérito na lei, que considera um reconhecimento simbólico à categoria. Ela acredita, porém, que ainda há muito a conquistar. “O trabalho na área de saúde é desgastante. O projeto veio como um retorno mínimo de respeito que, consequentemente, vai refletir no nosso atendimento”, pontuou.
Por: Júlia Nazário/Site Alepe



















Comentários (0)
Comentários do Facebook